Área da dermatologia na qual visamos prevenir o envelhecimento de forma natural, além de proporcionar rejuvenescimento aos pacientes através de procedimentos minimamente invasivos. Existem inúmeras técnicas e procedimentos que podem ser realizados de forma segura no consultório, com pouco ou nenhum downtime (tempo de recuperação), de forma que o paciente possa retornar às suas atividades cotidianas logo em seguida. Grandes queixas das pacientes são a formação de sulcos e vincos na pele, o “desabamento facial”, o afinamento da pele, manchas na face, colo, mãos, entre outros. Entre os pilares do rejuvenescimento estão prevenir formação de rugas definitivas, corrigir linhas e sulcos através do reposicionamento de compartimentos de gordura e estrutura óssea da face, estimular síntese de colágeno para melhora da qualidade da pele. Para essas e outras finalidades temos uma vasta opção de tratamentos em nossa clínica.
Na dermatologia a toxina botulínica é utilizada no tratamento de rugas faciais dinâmicas para prevenir que se tornem rugas estáticas ou definitivas. Sua principal aplicação é no terço superior da face mas também é muito utilizada no terço inferior da face e pescoço, para auxiliar na definição do contorno facial.
Além do uso estético também pode ser utilizada para finalidades clínicas como no tratamento de bruxismo, no qual aplicamos a toxina no músculo masseter com a finalidade de bloquear sua contração temporariamente. Outro uso clínico é no tratamento de hiperidrose, ou excesso de suor das axilas, palma das mãos, sola dos pés e couro cabeludo. A aplicação da toxina tem a finalidade de bloquear a liberação de suor nessas áreas em pacientes que sofrem de sudorese excessiva. Também pode ser utilizada para tratamento de enxaqueca com aplicação em pontos específicos.
O preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico injetável. Atualmente existem diversas técnicas para realização do preenchimento, porém é de suma importância respeitar a individualidade, indicação e anatomia de cada paciente. Utilizamos estas técnicas para correção de rugas e reposicionamento de compartimentos de gordura e estrutura óssea perdidos naturalmente com o envelhecimento.
Estas técnicas também podem ser utilizadas para correção de variações anatômicas de cada paciente como nos casos de lábios finos e invertidos e retrognatismo (queixo retraído).
Os bioestimuladores de colágeno são utilizados para o tratamento da flacidez tanto da face, quanto de áreas corporais como coxas, glúteos, abdome, braços e região do pescoço.
Os produtos utilizados são o Ácido-L-Polilático e a Hidroxiapatita de cálcio. Essas substâncias quando injetadas na pele induzem a produção de colágeno que é a substância responsável pela firmeza e sustentação da pele. São indicadas em média 3 sessões, dependendo da necessidade de cada paciente. Os resultados começam a ser vistos após o segundo mês da primeira aplicação, pois é o tempo necessário para a produção de colágeno pelo organismo. Além da produção de colágeno e melhora da firmeza da pele, os bioestimuladores também melhoram rugas e ajudam a definir o contorno facial.
Técnica que consiste na micro infusão de medicamentos na pele através de um sistema de micro agulhas. É indicada para o tratamento de diversas afecções como melasma, acne, cicatrizes, estrias, alopecias e leucodermia gutata. É realizada sob anestesia tópica prévia e tem recuperação rápida com mínimo tempo de recuperação. Além do estímulo das microagulhas os medicamentos injetados vão ter ação direta na pele. Usamos medicamentos próprios para cada patologia, que podem ser isolados ou associados. O número de sessões vai depender da indicação de cada paciente e podem ser quinzenais ou mensais.
A acne é uma doença que afeta muito a autoestima dos pacientes, porém as cicatrizes de acne podem ser mais prejudiciais interferindo tanto na autoestima quanto nas relações interpessoais, no emprego e no dia a dia. Antes de tratá-las é necessário definir o tipo de cicatriz, se atrófica, que pode ser em ice pick, boxcar e rolling, ou hipertrófica.
O tratamento das cicatrizes de acne não é realizado apenas em uma sessão, mas sim com um protocolo de sessões de técnicas associadas, como microagulhamento, MMP, laser fracionado, bioestimuladores de colágeno e até mesmo técnicas de preenchimento.
Os fios de sustentação são utilizados com a finalidade de estimular produção de colágeno pelo nosso organismo e efeito lifting através do tracionamento da pele. Os fios de sustentação são constituídos de polidioxanona (ou PDO). São absorvíveis, ou seja, após algum tempo são absorvidos pelo nosso próprio organismo apesar de seu efeito permanecer por mais tempo. Para um bom resultado é importante alinhar a indicação do uso dos fios a cada paciente. Podem ser usados tanto para aplicações faciais quanto corporais. Algumas indicações para uso dos fios são rugas perioculares, rugas periorais, sulco nasogeniano (bigode chinês), rugas de marionete, melhora do contorno mandibular, elevação de sobrancelhas e abertura do olhar. Também podem ser utilizados para aplicações corporais como rugas e flacidez da pele do pescoço e do colo e umbigo triste.
O skinbooster é uma categoria de injetáveis constituído por ácido hialurônico não reticulado, ou seja, não têm efeito de preencher mas sim de causar uma hidratação da pele. É aplicado na derme, camada intermediária da pele com a finalidade de promover hidratação profunda. Como resultado há melhora da textura e da espessura da pele e das linhas finas.
Pode ser aplicado em diversas áreas como região periocular para melhora das rugas ao redor dos olhos, perioral para melhora das rugas conhecidas como “código de barras”, lábios para efeito hidratante conhecido como “efeito gloss”, pescoço e colo para melhora das rugas e linhas finas dessas regiões.
Também conhecida como lipodistrofia ginoide, a celulite é uma condição crônica e multifatorial, na qual podem interferir fatores como genética, alimentação e sedentarismo.
Para o tratamento da celulite o ideal é a associação de técnicas com o uso de bioestimuladores de colágeno e tecnologias como o ultrassom microfocado que vão estimular a síntese de um novo colágeno.
Flacidez é o termo que descreve o afinamento da pele devido a falta de colágeno no organismo, proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele. É identificada como aquela pele fina, mole, sem tônus, tanto na face quanto no corpo, incluindo as áreas do pescoço e colo. Na face as principais queixas relacionadas a flacidez são as rugas na área dos olhos, a região do jowl (ou buldogue), a região da papada. No corpo, as grandes queixas são na região abdominal, muitas vezes com a definição de “umbigo triste”, na região dos glúteos, coxas e na celulite a flacidez contribui para a formação de pele em “aspecto de casca de laranja”. Para melhora da flacidez temos que lançar mão de técnicas capazes de estimular e remodelar o colágeno, como os bioestimuladores de colágeno, os fios de polidioxanona (PDO) e tecnologias como o ultrassom microfocado. Em nossa clínica, desenvolvemos protocolos que mesclam tais técnicas de acordo com as queixas e necessidades de cada paciente, visando sempre o melhore resultado.